O Regime Fiscal Brasileiro, permite que qualquer empreendedor, autônomo possuindo um faturamento de até 81 mil anuais, possa se formalizar como Microempreendedor individual e possuir um Cartão Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Com esta formalização, que não requer muita burocracia, a empresa está apta para atuar como tal, emitindo notas fiscais e prestando serviços ou vendendo produtos e ainda usufruir dos benefícios fiscais, que são os custos baixos de tributos, se comparado com os demais regimes tributários.
Mas, apesar dessas facilidades na hora de constituir a empresa, nem tudo são flores no dia a dia do empresário brasileiro. Assim como as grandes empresas, os pequenos e médios empresários enfrentam desafios constantes. Com a tão sonhada assunção da posição de chefe, surgem obstáculos que senão encarados com responsabilidade, poderão colocá-los em situações constrangedoras e desagradáveis.
O primeiro aspecto o qual julgo mais importante para atentar-se é para o controle financeiro da empresa, pois ele é o coração do negócio e, portanto, precisa estar com a saúde em dia para que as outras áreas caminhem com segurança. Muitos empreendedores são bons em exercer sua atividade principal, mas sabem pouquíssimo sobre gestão e acabam tendo dificuldades, desde os conceitos básicos contábeis até análise de métricas essenciais para uma avaliação do bussiness. Nestes casos, é importante buscar soluções com instituições de apoio às micro e pequenas empresas, como o SEBRAE, que possuem módulos e consultorias de caráter educativo.
Além deste desafio, as empresas precisam ter familiaridade com temas como marketing, vendas, jurídico, já que possivelmente virão à tona no seu dia a dia. Falando em marketing e vendas é preciso estar alinhado com uma cultura de inovação, pronto para otimizar os processos, qualificar suas entregas e desenvolver criatividade para captar clientes e não ficar para trás com a concorrência.
Assim como existem desafios, existem oportunidades que devem ser consideradas, existem muitas informações gratuitas na internet nos dias de hoje e isso facilita, e muito, a vida do empresário. Além do mais, é importante recorrer à informações acerca de todos os recursos disponíveis desde crédito digital, com possibilidades de crédito facilitado e com taxas de juros competitivas.
E não param por aí, incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking ajudam a fomentar qualquer tipo de negócio, dando oportunidades de negócios, networking, infraestrutura, capacitações, suportes operacionais – e acredite – até lazer.